CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE VENDAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE VENDAS
AULA 01
MARKETING E VENDAS, TAREFAS E TIPOS DE VENDEDORES E O NOVO PAPEL DE VENDAS
Os objetivos desta aula são:
1 – Descrever qual a diferença entre marketing e vendas.
2 – Descrever quais as tarefas de um vendedor.
3 – Descrever quais as etapas da compra por que passam as empresas.
4 – Descrever quem participa de um processo de compra industrial.
5 – Descrever quais os passos para o estabelecimento de uma venda.
Olá!
Seja bem-vindo(a) à disciplina de Administração e gerenciamento de Vendas.
Nesta aula estudaremos os conceitos e ferramentas fundamentais para a gestão de vendas. Inicialmente vamos abordar conceitualmente como a administração de vendas se relaciona com a administração de marketing. Depois veremos as definições de vendas e diversos tipos de vendedores. Por fim, mostraremos o modelo de comportamento de compra de empresas e finalmente será apresentado o processo de vendas. Será um enorme prazer estar como você ao longo desta jornada!
Veja os assuntos que estudaremos nesta aula:
- MARKETING E VENDAS
- COMO SE ORGANIZA A LITERATURA DE VENDAS
- TAREFAS E TIPOS DE VENDEDORES E O NOVO PAPEL DAS VENDAS
- COMPORTAMENTO DE COMPRA
- O PROCESSO DE VENDAS
MARKETING E VENDAS
Você saberia apontar precisamente a diferença entre marketing e vendas?
Na aula de hoje, falaremos sobre essa diferença e também sobre outros temas relacionados aos conceitos e ferramentas fundamentais para a gestão de vendas.
Vendas e propaganda fazem parte do que é conhecido como marketing, que na verdade inclui outras atividades (Castro e Neves, 2005).
Definitivamente, marketing e vendas são coisas distintas. Futrell (2003) relata que muitas pessoas consideram vendas e marketing como termos sinônimos. Na realidade, porém, a venda constitui apenas um dos muitos componentes do marketing.
VOCÊ SABIA?
A American Marketing Association (AMA) define marketing como sendo o conjunto de valores que são oferecidos pela parte vendedora, por meio:
· da configuração, tais como o ato de “desenhar” o objetivo (o produto, a embalagem, a marca, os serviços oferecidos etc.);
· da valorização (estabelecendo os termos de troca para o objetivo – o preço);
· da simbolização (associação e determinação de significados através da comunicação) e, finalmente, por meio do,
· -acesso ao objetivo (o ponto de venda, ou canais de distribuição).
Já a atividade de vendas, por sua vez, procura atender às necessidades da empresa de gerar resultados por meio de ações comerciais muitas vezes agressivas junto aos mercados consumidores. Neste contexto, o caráter imediatista e pragmático da orientação de vendas é discutido por Philip Kotler, um dos autores de maior prestígio em marketing, quando ele afirma que “a orientação de vendas parte do princípio de que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram produtos da organização em quantidade suficiente. Neste caso, a organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção”. Assim, o pensamento de Kotler reflete realmente a percepção que o profissional de vendas tem de sua função nas empresas: servir como o elemento provocador da resposta de compra do mercado.Pensando dessa forma, chega-se a admitir que uma venda bem feita seja a materialização do resultado da ação de marketing, pois sem a sua ocorrência existiriam apenas custos a serem apropriados na empresa.
COMO SE ORGANIZA A LITERATURA DE VENDAS
Temas Introdutórios
Subdivididos em tarefas e tipos de vendedores, novo papel do vendedor, comportamento de compra e estimativa de demanda.
Organização
Segmentados em análise representante versus vendedor contratado, especialização ou estruturação da força de vendas, definição do número de vendedores, definição e alinhamento de território de vendas, alinhamento do esforço de vendas com a estratégia da empresa e de marketing, estabelecimento de níveis hierárquicos e amplitude de controle gerencial em vendas, papel do gerente territorial de vendas e determinação de quotas de vendas.
Recursos Humanos
Os temas deste item são o recrutamento e a seleção de vendedores, o treinamento de vendas, a motivação e a elaboração de planos de remuneração e incentivo.
Controle
Avaliação e controle de resultados de vendas e auditoria em vendas.
Informação e Tecnologia
São considerados temas neste tópico a tecnologia de informação em vendas, os sistemas de automação em vendas e por último os programas de CRM
Fonte: (Castro e Neves, 2005).
TAREFAS E TIPOS DE VENDEDORES E O NOVO PAPEL DAS VINDAS
Tendo o comércio origens tão remotas, por muito tempo pensou-se que para praticar a venda não era preciso qualquer qualificação além de ser “bom de conversa”. Contudo, essa história de muita conversa e nenhuma qualificação e estratégia acabou por criar um estigma negativo em torno do vendedor. Talvez isso tenha ocorrido porque a maioria das pessoas construiu a imagem desta profissão a partir das vendas porta a porta, em que um vendedor tenta desesperadamente convencer um cliente a comprar algo em que de fato não está interessado.
Naturalmente, o mundo atual nos mostra que muitas das atividades nesta área requerem bom conhecimento sobre características do produto e necessidades dos consumidores, além de diversas habilidades interpessoais tais como trabalho em equipe e relacionamento com clientes. Os aspectos conceituais (relacionados com a capacidade de desenvolver um processo de vendas eficaz) também fazem parte deste novo contexto.
Diversas são as categorizações de tipos de vendedores.Churchill et. al. (apud Castro e Neves, 2005) classifica-os como vendedores de varejo ou vendedores industriais. Os de varejo atendem aos consumidores finais,como nas vendas porta a porta ou em lojas varejistas.
Já os vendedores industriais são àqueles que comercializam produtos para revendedores, outras indústrias que irão remanufaturá-los e, por fim, vendem para instituições como órgãos públicos. Eles podem ser:
- Vendedores de canal indireto
- Missionários
- Vendedores técnicos(vendas técnicas)
- Vendedores de novos negócios
Kotler (2000) também apresenta o aspecto da complexidade da função de vendas. De acordo com este autor, existem os seguintes tipos de vendedores: entregador, representante, missionário ou propagandista, técnico ou engenheiro de vendas, vendedor de soluções e vendedor de intangíveis. Nesse sentido, identificam-se alguns elementos que configuram a nova postura do profissional de vendas:
- Diferentes abordagens para cada segmento.
- Orientação para a satisfação do consumidor.
- Boa gestão de informações sobre clientes, produtos e a empresa.
- Ética e profissionalismo.
Para tal, o vendedor deve estar orientado para a construção de relacionamentos com os clientes. O trabalho do vendedor deve buscar a construção da confiança para que, mesmo em detrimento de vendas imediatas, a longo prazo os ganhos decorrentes do estabelecimento desse relacionamento sejam superiores. Assim, o relacionamento pode representar orientação técnica, serviços e também bom relacionamento social. A expressão vendas consultivas deve significar esta indicação. O vendedor hoje, mais do que nunca, também é uma fonte de SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (Castro e Neves, 2005). Tal orientação deve ter o suporte da organização, para que a área de vendas possa ser entendida como uma parte de um conjunto de decisões e práticas administrativas que caracterizam a administração de vendas em um nível estratégico e sua amplitude.
COMPORTAMENTO DE COMPRA
A teoria do comportamento de compra do consumidor é extensa. Em nosso caso, para a gestão de vendas, entender o comportamento do consumidor é especialmente importante porque lidamos diretamente com ele; é necessário entender muito detalhadamente as etapas do processo de compra e quais as características de cada uma, para que seja possível modelar eficazmente o processo de vendas. (Castro e Neves, 2005). Pode-se dizer que o comportamento do consumidor pode ser dividido em:
- Comportamento do Consumidor Final
- Comportamento do Consumidor Industrial
O comportamento de compra industrial é influenciado pelos seguintes agentes:
- Iniciadores
- Usuários
- Influenciadores
- Possuidores de informação
- Compradores
- Decisórios
Todos os agentes citados são importantes, no entanto o mais importante de todos é o influenciador, que passa a ser essencial em função do vendedor ter que identificar esse participante e exercer a influência correta sobre ele.
ATENÇÃO
Neste caso, mapear as pessoas envolvidas deve ser um dos primeiros passos na atuação do vendedor.
Já o processo de compra industrial, em um modelo clássico, possui sete etapas. Assim, para efetuar suas compras uma empresa irá, de forma estruturada ou não, passar pelas seguintes fases:
1 - Antecipação ou reconhecimento da necessidade.
2 - Determinação e descrição das características e quantidades do item a ser comprado.
3 - Procura e qualificação de fornecedores.
4 - Requisição de propostas/orçamentos.
5 - Avaliação das propostas e seleção do fornecedor.
6 - Rotina de compra.
7 - Avaliação de desempenho e retorno.
Devemos registrar que em ocasiões de repetição de comportamento de compra com grau e envolvimento menores esse processo é diferente. Para produtos de menor valor, menos pessoas estão envolvidas, geralmente de nível hierárquico mais baixo.
EXEMPLO
Muito frequentemente, sistemas de compra por telefone e mesmo eletrônicos (com envio de pedidos automáticos) podem ser utilizados. Neste caso, fazer parte da lista de fornecedores cadastrados e bem avaliados pelos compradores pode fazer grande diferença.
Assim, é importante que o vendedor entenda cada uma das etapas de compra de seus clientes, para desenvolver atividades que possam:
- influir sobre a identificação da necessidade de compra de uma empresa;
- tornar e manter sua empresa como um fornecedor qualificado;
- promover ações de pós-venda para atender as necessidades do comprador após a realização da compra.
(Castro e Neves, 2005).
O PROCESSO DE VENDAS
O processo de vendas é uma sequência de passos ou etapas pelas quais os vendedores realizam a venda. Essa sequência foi originalmente proposta em 1980 por Dubinsky e pode ser aplicada a diferentes setores em diferentes cenários. São sete os passos geralmente reconhecidos como formadores do processo de vendas:
Embora varie de caso a caso, em linhas gerais o processo de vendas abrange principalmente as seguintes etapas:
- - Prospecção
- - Pré-abordagem
- - Abordagem
- - Apresentação de vendas
- - Lidar com objeções, superar resistências.
- - Fechamento
- - Atendimento pós-vendas
Para cada uma dessas etapas existe uma grande quantidade de técnicas e ferramentas que tornam o processo de vendas mais eficiente e eficaz.
EXEMPLO
Por exemplo, para a prospecção de clientes podem ser utilizados clientes satisfeitos, clientes visitados, contatos e redes de relacionamento, além de atividades de promoções de venda, para gerar novos nomes.
Para a pré-abordagem, uma grande quantidade de informações pode ser buscada a respeito do potencial cliente, diferenciando clientes industriais de clientes finais. Já as objeções surgem, normalmente, em função de formas de pagamento, atributos do produto, e até mesmo resistência em relação à empresa e mesmo ao vendedor. Para a apresentação de vendas é muito importante que o vendedor saiba relacionar os atributos dos produtos a seus benefícios e às necessidades dos clientes. Na apresentação de vendas, ou seja, na hora do “cara a cara” com o cliente, as abordagens que os vendedores podem desenvolver são: estímulo-resposta, abordagem mental, atendimento de necessidade e resolução de problemas.
EXPLICAÇÃO EXPANDIDA
Ainda quanto às técnicas de apresentação de venda, outra forma de classificação é aquela que contrasta com as técnicas de venda “enlatada”. Muito cuidado! As técnicas de “venda enlatada” são padronizadas e representam um procedimento de venda invariável, não permitindo portanto adaptações para se ajustarem a diferentes clientes e situações.
Valeu, obrigado e até a próxima aula neste blog. Dúvidas, perguntas e comentários, favor enviar para o e-mail: gliberato2013@gmail.com e não esqueça de deixar seu comentário abaixo. Um abraço!!!
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