CURSO DE PLANEJAMENTO DE MARKETING
AULA 01 – O QUE É UM PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Introdução
Esta aula tem
como objetivo principal compreender os principais conceitos do Planejamento de
Marketing e explicar como os recursos de marketing serão utilizados para
atingir os objetivos do marketing. Veremos os conceitos do que é planejar
e o que vem a ser um plano de marketing. Inicialmente, vamos entender, na sua
essência, o que é planejar e depois o que é um plano de marketing. No final,
faremos um esclarecimento da diferença entre um Plano de Marketing e vendas. O
planejamento é a atividade pela qual administradores analisam condições presentes
para determinar formas de atingir um futuro desejado.
Práticas aliadas ao planejamento
O estudo
focado em práticas aliadas ao planejamento
permite que façamos a elaboração de etapas, com bases técnicas de planos e
programas com objetivos definidos, compreendendo, inclusive, um processo
organizacional desenvolvido para alcançar uma situação desejada de um modo
bastante eficiente e consequentemente eficaz, buscando sempre a melhor
concentração de recursos e esforços de uma empresa.
“Planejamento de Marketing é um PROCESSO através do qual a
organização se mobiliza para atingir o sucesso e construir seu futuro, por meio
de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro.”
Sempre que nos
estruturamos em planejar, procuramos sistematizar a visão, que é futuro, e
procuramos antever ações e procedimentos que permitam atingir os objetivos
desejados. Procuramos, também, interagir com mais rapidez e segurança com as
constantes mudanças que se fazem presentes em todos os segmentos de negócios e
também em toda sociedade, tendo em vista o alto grau de transformação do
mercado atual.
Criação de um planejamento de marketing
“Apesar de
tudo, à medida que avançamos para a terra desconhecida do amanhã, é melhor ter
um mapa geral e incompleto, sujeito a revisões, do que não ter mapa algum.”
Alvin Tofler,
Powewshift, 1990
A manifestação
de criação de um planejamento de marketing envolve cinco grandes atividades:
1) Definição da missão
corporativa
Neste ponto ou
etapa, deve-se conhecer exatamente:
Qual é o
negócio da empresa?
Quem é o
consumidor?
O que tem de
valor para o consumidor?
A missão
corporativa deve responder a essas perguntas aparentemente simples, mas que
estão entre as mais difíceis que uma corporação terá que responder.
2) Análise da situação
Nesta etapa,
entram os históricos relevantes sobre o mercado, a empresa e o produto,
fazendo-se uma análise de como o composto mercadológico tem sido usado. Também
se tem uma visão de como a concorrência tem atuado. Neste ponto, é
imprescindível o bom uso da pesquisa de mercado. A matriz BCG, a análise SWOT e
outras ferramentas de marketing são também usadas para revelar o panorama macro
e micro ambiental.
3) Formulação de objetivos
Elaborar quais
são os pontos a serem alcançados no mercado e impedir que os concorrentes
cheguem primeiro no posto almejado pela organização.
4) Formulação de estratégias
Definir quais
serão as estratégias usadas. Estas estratégias devem ser claramente ligadas ao
tamanho da empresa, ao seu porte produtivo e, principalmente, serem viáveis.
5) Implementação, feedback e
controle
Nesta etapa, o
planejamento estratégico é colocado em funcionamento. Há de se buscar o retorno
das informações geradas pelo uso e pelo funcionamento do planejamento, gerando
um feedback. Além disso, deve-se prestar muita atenção neste retorno de
informações, controlando todo o processo de execução, para que sempre haja
melhorias no processo e que não deixem o planejamento estratégico perder fôlego
diante dos concorrentes do mercado.
Lembramos que
as empresas são organismos extremamente complexos e as ferramentas de
formulação estratégica servem para delinear as estratégias do Plano de Marketing da empresa como um
todo, de suas unidades de negócio e de produtos de serviços envolvidos no
processo. A estratégia de marketing da empresa deve ser mais genérica,
abordando temas como: produtividade, rentabilidade, investimentos, core
business etc. Seu desdobramento afeta as unidades de negócio e, por
consequência, seus produtos e serviços.
O planejamento
de marketing para as empresas é uma poderosa medida de gestão, que visa à
tomada de decisão a médio e longo prazos, envolvendo (produtos, serviços,
clientes-alvo, posicionamento etc.), objetivos de desenvolvimento e, muito em
especial, a fatores-chave de sucesso. Quando visamos essas decisões, tendo em
vista o seu caráter duradouro e pelo que representam no relacionamento futuro
da empresa com o seu meio envolvente, atribui-se o caráter em marketing de
decisões estratégicas de marketing. Precedem e condicionam as decisões operacionais,
visando que estas obtenham dos negócios decorrentes, do dia a dia, o maior
lucro possível, através da satisfação dos clientes.
Cenários prospectivos:
·
O que vem por aí?
·
Como estarão a economia, o
governo, os concorrentes, os clientes etc?
·
Como isso poderá afetar a
empresa?
A partir das
respostas anteriores, surgem as prioridades e os desafios a responder ou a
ignorar e as decisões estratégicas que vão determinar o FUTURO da organização:
·
O que a empresa será?
·
O que a empresa fará?
·
Como e onde a empresa estará?
·
Quando ela deverá chegar lá?
O planejamento
de marketing é uma forma de integrar a empresa e seu ambiente, procurando
sempre aperfeiçoar a relação com a organização; entretanto, deverá sempre
possibilitar que não haja prejuízo para nenhum dos lados, principalmente quando
o planejamento de marketing da organização é elaborado por um profissional da
área de Marketing e não qualquer outro. Pensando assim, muito mais do que
conquistar e reter consumidores satisfeitos, uma organização com sucesso no
mercado sempre deve estar preparada para se adaptar às mudanças contínuas que
ocorrem e realizar um planejamento de marketing orientado diretamente para o
mercado em que a empresa atua.
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