CURSO DE PLANEJAMENTO DE MARKETING



CURSO DE PLANEJAMENTO DE MARKETING


AULA 01 – O QUE É UM PLANEJAMENTO DE MARKETING.

Introdução
Esta aula tem como objetivo principal compreender os principais conceitos do Planejamento de Marketing e explicar como os recursos de marketing serão utilizados para atingir os objetivos do marketing.  Veremos os conceitos do que é planejar e o que vem a ser um plano de marketing. Inicialmente, vamos entender, na sua essência, o que é planejar e depois o que é um plano de marketing. No final, faremos um esclarecimento da diferença entre um Plano de Marketing e vendas. O planejamento é a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.

Práticas aliadas ao planejamento
O estudo focado em práticas aliadas ao planejamento permite que façamos a elaboração de etapas, com bases técnicas de planos e programas com objetivos definidos, compreendendo, inclusive, um processo organizacional desenvolvido para alcançar uma situação desejada de um modo bastante eficiente e consequentemente eficaz, buscando sempre a melhor concentração de recursos e esforços de uma empresa.
“Planejamento de Marketing é um PROCESSO através do qual a organização se mobiliza para atingir o sucesso e construir seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro.”
Sempre que nos estruturamos em planejar, procuramos sistematizar a visão, que é futuro, e procuramos antever ações e procedimentos que permitam atingir os objetivos desejados. Procuramos, também, interagir com mais rapidez e segurança com as constantes mudanças que se fazem presentes em todos os segmentos de negócios e também em toda sociedade, tendo em vista o alto grau de transformação do mercado atual.
Criação de um planejamento de marketing
“Apesar de tudo, à medida que avançamos para a terra desconhecida do amanhã, é melhor ter um mapa geral e incompleto, sujeito a revisões, do que não ter mapa algum.”
Alvin Tofler, Powewshift, 1990
A manifestação de criação de um planejamento de marketing envolve cinco grandes atividades:
1)    Definição da missão corporativa
Neste ponto ou etapa, deve-se conhecer exatamente:
Qual é o negócio da empresa?
Quem é o consumidor?
O que tem de valor para o consumidor?
A missão corporativa deve responder a essas perguntas aparentemente simples, mas que estão entre as mais difíceis que uma corporação terá que responder.

2)    Análise da situação
Nesta etapa, entram os históricos relevantes sobre o mercado, a empresa e o produto, fazendo-se uma análise de como o composto mercadológico tem sido usado. Também se tem uma visão de como a concorrência tem atuado. Neste ponto, é imprescindível o bom uso da pesquisa de mercado. A matriz BCG, a análise SWOT e outras ferramentas de marketing são também usadas para revelar o panorama macro e micro ambiental.

3)    Formulação de objetivos
Elaborar quais são os pontos a serem alcançados no mercado e impedir que os concorrentes cheguem primeiro no posto almejado pela organização.

4)    Formulação de estratégias
Definir quais serão as estratégias usadas. Estas estratégias devem ser claramente ligadas ao tamanho da empresa, ao seu porte produtivo e, principalmente, serem viáveis.



5)    Implementação, feedback e controle
Nesta etapa, o planejamento estratégico é colocado em funcionamento. Há de se buscar o retorno das informações geradas pelo uso e pelo funcionamento do planejamento, gerando um feedback. Além disso, deve-se prestar muita atenção neste retorno de informações, controlando todo o processo de execução, para que sempre haja melhorias no processo e que não deixem o planejamento estratégico perder fôlego diante dos concorrentes do mercado.
Lembramos que as empresas são organismos extremamente complexos e as ferramentas de formulação estratégica servem para delinear as estratégias do Plano de Marketing da empresa como um todo, de suas unidades de negócio e de produtos de serviços envolvidos no processo. A estratégia de marketing da empresa deve ser mais genérica, abordando temas como: produtividade, rentabilidade, investimentos, core business etc. Seu desdobramento afeta as unidades de negócio e, por consequência, seus produtos e serviços.
O planejamento de marketing para as empresas é uma poderosa medida de gestão, que visa à tomada de decisão a médio e longo prazos, envolvendo (produtos, serviços, clientes-alvo, posicionamento etc.), objetivos de desenvolvimento e, muito em especial, a fatores-chave de sucesso. Quando visamos essas decisões, tendo em vista o seu caráter duradouro e pelo que representam no relacionamento futuro da empresa com o seu meio envolvente, atribui-se o caráter em marketing de decisões estratégicas de marketing. Precedem e condicionam as decisões operacionais, visando que estas obtenham dos negócios decorrentes, do dia a dia, o maior lucro possível, através da satisfação dos clientes.

Cenários prospectivos:
·       O que vem por aí?
·       Como estarão a economia, o governo, os concorrentes, os clientes etc?
·       Como isso poderá afetar a empresa?
A partir das respostas anteriores, surgem as prioridades e os desafios a responder ou a ignorar e as decisões estratégicas que vão determinar o FUTURO da organização:
·       O que a empresa será?
·       O que a empresa fará?
·       Como e onde a empresa estará?
·       Quando ela deverá chegar lá?

O planejamento de marketing é uma forma de integrar a empresa e seu ambiente, procurando sempre aperfeiçoar a relação com a organização; entretanto, deverá sempre possibilitar que não haja prejuízo para nenhum dos lados, principalmente quando o planejamento de marketing da organização é elaborado por um profissional da área de Marketing e não qualquer outro. Pensando assim, muito mais do que conquistar e reter consumidores satisfeitos, uma organização com sucesso no mercado sempre deve estar preparada para se adaptar às mudanças contínuas que ocorrem e realizar um planejamento de marketing orientado diretamente para o mercado em que a empresa atua.

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