CURSO DE PESQUISA DE MARKETING
AULA 01 - FUNDAMENTOS BÁSICOS DO PROCESSO DE PESQUISA
Introdução
O ponto de partida desta
disciplina pressupõe que a função primordial da pesquisa é minimizar riscos
pertinentes aos processos decisórios. De acordo com Fauze Mattar[1], a forma
mais adequada de reduzir os riscos na administração de marketing é tomar decisões
com base no maior conhecimento possível do comportamento das variáveis
ambientais (informações de marketing), tanto em quantidade quanto em qualidade.
A pesquisa é a principal forma de obter essas informações. Com o propósito de
clarificar esse argumento, apresentaremos a seguir uma breve explanação sobre a
concepção de risco.
A previsão do futuro é uma
constante em todos os campos da atividade humana desde a antiguidade, na busca
da compreensão da natureza aleatória de uma vasta gama de fenômenos.
Estudo de caso e aplicação da pesquisa:
Um fabricante de chocolate está
preocupado com o desempenho de um de seus produtos, que após seis meses de
lançamento registra um baixo volume de vendas, num ambiente em que outros
produtos seus evidenciam boa participação de mercado, ocupando as primeiras
posições no ranking do setor. Diversas reuniões foram realizadas com o
propósito de identificar as possíveis causas desse fracasso, destacando-se três
delas:
·
- preço alto em função do custo de produção e
·
- margem de lucro;
·
- embalagem pouco atraente;
·
- localização dos pontos de venda inadequada
·
- diante do perfil do público-alvo.
Meses foram desperdiçados na
prática do levantamento de causas, propostas de soluções e definição de
estratégias de marketing que não resolviam o impasse do baixo volume de vendas
do produto. Diante do quadro de aparente “solução impossível”, a presidência da
empresa proferiu a seguinte sentença: ou se resolve a situação ou se tira o
produto do mercado, porque os prejuízos são insustentáveis.
E agora?
Decidiram então realizar uma
pesquisa na busca de uma resposta solucionadora da questão, contratando uma
empresa especializada para ficar responsável por todo o processo. A pesquisa
evidenciou que o baixo volume de vendas estava relacionado à falta de
conhecimento do produto e propôs uma estratégia de comunicação, visando ofertar
o produto e desta forma otimizar suas potencialidades de sucesso. Essa
estratégia teve três ações iniciais:
·
- degustação do chocolate nos pontos de venda;
·
- confecção de um folder explicitando os
atributos do produto;
·
- campanha publicitária nos canais que
atingissem o público-alvo.
Como se pode constatar, a
pesquisa não só identificou a real causa do problema (que não fora cogitada nas
reuniões da empresa), mas também determinou uma estratégia para assegurar
melhores resultados, ou seja, minimizou os riscos de desempenho insatisfatório
do produto, cumprindo sua função primordial. A pesquisa tem uma função de
suporte no contexto do marketing e pode ser aplicada com o intuito de obter
informações a respeito de diversas situações, conforme listadas nos quadros a
seguir:
Perfil do consumidor
·
Que tipos de pessoas compram nossos produtos?
·
Onde elas vivem?
·
Quanto elas ganham?
·
Quantas elas são?
Demanda
·
A demanda por nossos produtos está aumentando ou
diminuindo?
·
Há novos mercados promissores que ainda não
atingimos?
Oferta
·
Nossos produtos atendem às necessidades de nossos
clientes?
·
Procuramos inovar nossos produtos para atender
mudanças comportamentais de nossos clientes?
Canais
·
Os canais de distribuição de nossos produtos
precisam ser alterados?
Produto
·
Que projeto de produto tem maior probabilidade
de obter sucesso?
·
Que tipo de embalagem devemos usar?
Preço
·
Que preço devemos cobrar por nossos novos
produtos?
·
Os preços dos produtos existentes devem ser
alterados?
Promoção
·
Quanto devemos investir em promoção?
·
Que combinação de mídia – jornais, televisão,
revistas, internet – devemos usar?
Distribuição
·
Onde e por quem nossos produtos devem ser
vendidos?
·
Que tipos de incentivo devemos oferecer ao
varejo para impulsionar nossos produtos?
Participação de mercado
·
Qual é a nossa participação no mercado total?
·
Qual é a nossa participação em cada área
geográfica?
·
Qual é nossa participação por tipo de cliente?
Satisfação dos clientes
·
Os clientes estão satisfeitos com nossos
produtos?
·
Há muitas devoluções de produtos?
·
Como são percebidos nossos serviços?
Reputação da marca
·
Como o público percebe nossa empresa?
·
Qual é nossa reputação com os membros do canal?
As respostas esperadas para essas
diferentes situações são obtidas através de pesquisas específicas:
1. Potencial de Consumo
Usada para avaliar a demanda de
produtos e serviços e embasar decisões de entrada em novos mercados.
2. Satisfação do Cliente
Usada para identificar falhas e
oportunidade de melhoria nos produtos e serviços. Pode ser feita de forma
contínua ou esporádica.
3. Participação de Mercado (market-share)
Mede a força da empresa e de seus
concorrentes no mercado. Usada para direcionar os esforços promocionais, a
força de vendas e a propaganda.
4. Preferência (share-of-mind)
Usada em conjunto com a de
participação de mercado. Permite observar a elasticidade do mercado com relação
a produtos e marcas. Ajuda a dimensionar os investimentos em comunicação.
5. Mídia
Empregada para medir a
participação e o perfil do público-alvo de um veículo de comunicação. Serve
para escolher onde e quando anunciar.
6. Comportamento do Consumidor
Usada para desenvolver produtos e
embasar campanhas publicitárias.
7. Teste de Novos Produtos e Serviços
Utilizada para avaliar e ajustar
produtos, reduzindo os riscos dos lançamentos.
8. Escolha do ponto de venda
Usada para avaliar a melhor
alternativa de local para a instalação de determinado negócio.
9. Preço (venda ou compra)
Usada para ajustar os preços e o
posicionamento de mercado. Avalia a viabilidade de entrada em novos mercados.
Então, pode-se destacar quatro
usos principais da pesquisa:
1. Analisar
clientes, suas necessidades, seus desejos e seu nível de satisfação.
2. Analisar
mercados, ameaças, mudanças de comportamento do consumidor e tendências de
mercado.
3. Analisar
a eficácia da estratégia e das táticas de marketing.
4. Analisar
se o processo de marketing está atingindo os objetivos tanto dos clientes
quanto da empresa.
O parágrafo único do artigo 1º do
capítulo I do Estatuto Social da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa
(ABEP) define pesquisa de mercado como levantamento sistemático, registro
objetivo, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre
comportamentos, necessidades, atitudes, opiniões, motivações de indivíduos e
organizações no contexto de suas atividades cotidianas, econômicas, sociais e
políticas.
Todavia, como ressalta Fauze
Mattar[1], as denominações Pesquisa de mercado e Pesquisa de marketing são,
frequente e erroneamente, usadas como sinônimos. Enquanto a primeira restringe
seu foco ao mercado da empresa ou de um produto determinado, a segunda
compreende a pesquisa de todo tipo de dado que diz respeito à atividade de
marketing da empresa, incluindo os elementos abrangidos pela pesquisa de
mercado, como: levantamentos de mercado, previsão da demanda e de vendas,
pesquisas da imagem da empresa e de seus produtos, etc.
Os procedimentos da pesquisa de
mercado visam três tipos de objetivos:
- Descrição do mercado – qual a frequência de uso de nossos produtos? Qual a nossa participação de mercado?
- Monitoramento de como o mercado se modifica – quais as mudanças em nossa participação de mercado?
- Avaliação de potenciais cursos de ação – qual o impacto de nossa campanha publicitária?
Os procedimentos da pesquisa de
marketing focam o contexto conjectural, interrelacionando variáveis: quais as
condições favoráveis relativas à economia, à tecnologia, aos preços, etc.? Quem
são nossos concorrentes? Quais são nossos pontos fortes e fracos em relação ao
pessoal, aos produtos, à tecnologia e à infraestrutura?
Um projeto de pesquisa deve ser
executado em etapas, que foram agrupadas, conforme a natureza de suas atividades,
em quatro blocos distintos:
·
- Planejamento do Processo de Pesquisa
·
- Desenvolvimento do Plano de Pesquisa
·
- Coleta e Análise de Dados
·
- Interpretação, Apresentação de Resultados e
Tomada de Decisão.
Assim, a pesquisa de mercado é
uma ferramenta valiosa para as empresas, não devendo ser substituída pela
intuição ou feeling. Ela serve principalmente para validar uma ideia já
concebida ou uma hipótese. Logo, antes de investir em qualquer pesquisa, é
necessário muita reflexão. Resumindo a importância da pesquisa de mercado, o
consultor Peter Hingston afirma: “O processo de marketing envolve o equilíbrio
de enorme gama de atividades. A pesquisa de mercado é a pedra fundamental. Se
executada de forma minuciosa e consciente, resultará em negócio viável e cheio
de propósito, capaz de guiá-lo com elementos práticos e básicos, tais como:
estabelecimento de preço correto, escolha de formas de distribuição otimizadas
e projeção de imagem adequada.”
Para a realização e o sucesso de
uma pesquisa, atente sempre às dicas sugeridas:
1. Antes
de iniciar qualquer processo de pesquisa, é preciso saber quais informações são
realmente importantes para o seu negócio; caso contrário, não há razão para
fazê-la.
2. Evite
copiar pesquisas de outras empresas, utilize-as apenas como referência.
Empresas diferentes possuem necessidades diferentes.
3. A
pesquisa de mercado sozinha não é suficiente para avaliar a viabilidade de um
negócio.
4. Toda
pesquisa precisa ser interpretada segundo o ambiente de negócio e os objetivos
da empresa. Ela por si só não decide nada.
5. Questionários
de pesquisa mal formulados trarão de volta informações de má qualidade.
6. Antes
de iniciar uma pesquisa, verifique se a informação desejada já está disponível
dentro ou fora da empresa.
7. Ao
elaborar uma pesquisa, observe se foram contempladas todas as informações
necessárias para a tomada de decisão.
8. Evite
influenciar a equipe envolvida na pesquisa com expectativas dos resultados a
serem obtidos.
9. Avalie
metodológica e estrategicamente se o nome da empresa pode ser citado na
pesquisa.
10. Não
inicie uma pesquisa se não tiver certeza de que sabe o que fazer com os
resultados a serem obtidos.
11. Faça
sempre um orçamento dos investimentos em pesquisa, avalie as alternativas e os
resultados esperados.
12. Nunca
faça pesquisa se o investimento destinado a ela for superior ao benefício a ser
alcançado ou ao prejuízo de uma decisão errada.
13. Pesquisas
mais complexa devem ser orientadas ou realizadas por empresas e profissionais
especializados.
14. Pesquisas
de mercado perdem a validade com o tempo, principalmente nos mercados mais
dinâmicos.
15. É
fundamental treinar todas as pessoas que realizam qualquer tipo de pesquisa
para a empresa.
16. Pesquisas
de satisfação criam expectativas nos consumidores. Evite frustrá-los não dando
retorno às suas solicitações e sugestões.
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