Curso de Empreendedorismo aula 01

EMPREENDEDORISMO





Introdução:

Olá,
Outro assunto bastante procurado hoje em dia é o empreendedorismo. O que é? Quando se é? E como fazer para ser empreendedor. Pois bem, esse é um pequeno curso que vai lhe mostrar o caminho das pedras. Você vai ficar interado sobre o que é o mercado, a economia, o marketing e muito mais. Boa leitura e aproveite. Não se esqueça de deixar seu comentário no final. Um abraço e vamos lá.


Módulo 1: Mercado

Neste primeiro módulo, você compreenderá a estrutura de mercado, sua definição e seus componentes: consumidor, fornecedor e concorrente. Conhecerá, ainda, a importância das ações de pesquisa junto aos mercados para a implantação e perenidade de um negócio. Haverá uma exposição sobre a pesquisa do mercado, englobando seus aspectos constituintes: marketing, dimensão de mercado e projeção de vendas.


Competências do Módulo 1:

·        Compreender a estrutura do mercado;

·        Entender os componentes do mercado: consumidor, fornecedor e concorrente;

·        Compreender a importância das ações de pesquisa do mercado;

·        Compreender o significado de marketing;

·        Compreender a utilização de técnicas e instrumentos de marketing no seu negócio;

·        Buscar informações sobre o mercado consumidor, fornecedor e concorrente;

·        Compreender a importância da projeção de vendas.


UNIDADE 1: Definição de Mercado


Ao final dessa unidade, você será capaz de:

·        compreender o primeiro passo para a abertura de uma empresa;

·        compreender o conceito de mercado;

·        despertar a necessidade de se fazer uma pesquisa de mercado;

·        compreender o que é o estudo de mercado.

O primeiro passo para a abertura de uma empresa é o estudo de mercado. Ou seja, Mercado é o conjunto formado pela relação entre concorrente, fornecedor e consumidor para atender às necessidades e aos desejos desse último. 

Memorize: O primeiro passo para a abertura de uma empresa é o estudo de mercado.

Mercado é a relação entre oferta e procura de produtos e serviços. Há, portanto, empresas e pessoas que oferecem produtos e serviços e outras pessoas e empresas que demandam estes produtos e serviços.

O estudo de mercado não pode ser deixado para depois, deve ser feito antes de iniciar o negócio. O estudo de mercado é uma atitude básica para alguém que deseja abrir um negócio. Principalmente para quem está começando, pois o risco é grande devido a instabilidade do empreendimento.


Atividades:

Julgue Verdadeiro ou Falso as assertivas abaixo:

A.   O estudo de mercado pode ser feito após o empreendimento já ter sido iniciado.
B.   No mercado, há apenas pessoas ou empresas que oferecem produtos.
C.   Mercado é o conjunto formado pela relação entre concorrente, fornecedor e consumidor para atender às necessidades e desejos desse último.
D.  O primeiro passo para abertura de uma empresa é o estudo de mercado.


Responda com seus comentários ou envie um e-mail para gliberato2013@gmail.com

Mais informações acesse o www.sebrae.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário