EMPREENDEDORISMO
Introdução:
Olá,
Outro assunto bastante
procurado hoje em dia é o empreendedorismo. O que é? Quando se é? E como fazer
para ser empreendedor. Pois bem, esse é um pequeno curso que vai lhe mostrar o
caminho das pedras. Você vai ficar interado sobre o que é o mercado, a
economia, o marketing e muito mais. Boa leitura e aproveite. Não se esqueça de
deixar seu comentário no final. Um abraço e vamos lá.
Módulo
1: Mercado
Neste primeiro módulo, você compreenderá a
estrutura de mercado, sua definição e seus componentes: consumidor, fornecedor
e concorrente. Conhecerá, ainda, a importância das ações de pesquisa junto aos
mercados para a implantação e perenidade de um negócio. Haverá uma exposição
sobre a pesquisa do mercado, englobando seus aspectos constituintes: marketing,
dimensão de mercado e projeção de vendas.
Competências
do Módulo 1:
·
Compreender a estrutura do mercado;
·
Entender os componentes do mercado:
consumidor, fornecedor e concorrente;
·
Compreender a importância das ações de
pesquisa do mercado;
·
Compreender o significado de marketing;
·
Compreender a utilização de técnicas e
instrumentos de marketing no seu negócio;
·
Buscar informações sobre o mercado
consumidor, fornecedor e concorrente;
·
Compreender a importância da projeção
de vendas.
UNIDADE
1: Definição de Mercado
Ao final dessa unidade, você será capaz
de:
·
compreender o primeiro passo para a
abertura de uma empresa;
·
compreender o conceito de mercado;
·
despertar a necessidade de se fazer uma
pesquisa de mercado;
·
compreender o que é o estudo de
mercado.
O primeiro passo para a abertura de uma empresa é o estudo de mercado.
Ou seja, Mercado é o conjunto formado
pela relação entre concorrente, fornecedor e consumidor para atender às necessidades e aos desejos desse último.
Memorize: O primeiro passo para a abertura de uma empresa é o
estudo de mercado.
Mercado é a
relação entre oferta e procura de produtos e serviços. Há, portanto, empresas e
pessoas que oferecem produtos e serviços e outras pessoas e empresas que
demandam estes produtos e serviços.
O estudo de mercado não pode ser deixado para depois, deve ser feito
antes de iniciar o negócio. O estudo de mercado é uma atitude básica
para alguém que deseja abrir um negócio. Principalmente para quem está
começando, pois o risco é grande devido a instabilidade do empreendimento.
Atividades:
Julgue Verdadeiro ou Falso as assertivas abaixo:
A. O estudo de mercado pode ser feito após o
empreendimento já ter sido iniciado.
B. No mercado, há apenas pessoas ou empresas que
oferecem produtos.
C. Mercado é o conjunto formado pela relação entre
concorrente, fornecedor e consumidor para atender às necessidades e desejos
desse último.
D. O primeiro passo para abertura de uma empresa é o
estudo de mercado.
Responda com seus comentários ou envie um e-mail para gliberato2013@gmail.com
Mais informações acesse o www.sebrae.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário